Castelão segue na frete como a arena mais adiantada para o mundial de 2014



foto: Divulgação/SECOPA Ceará
Para quem não acreditava que o estádio Castelão pudesse sediar pelo menos um jogo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, se enganou. A arena de Fortaleza hoje, é a que possui as obras mais avançadas entre as demais sedes do país, com 53% já concluídas. Graças a esse desempenho o estádio já garantiu uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e mais seis jogos da Copa do Mundo em 2014 (sendo um desses da Seleção Brasileira). Mas há muito que fazer, como por exemplo, as obras de mobilidade urbana, que segue em passos lentos. Outra obra que preocupa é a de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que deve ser iniciada neste ano de 2012, com a estimativa de ser concluída em 2014 (1° etapa) e em 2016 (2° etapa). 

      Veja outras importantes obras de mobilidade urbana que devem ser iniciadas ainda esse ano:

Eixo Via Expressa / Avenida Raul Barbosa

Situação: atrasada
O que deve ser feito: construção de túneis nos cruzamentos da Via Expressa com as avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Tomaz e Alberto Sá. Construção de viaduto no cruzamento da Raul Barbosa com a rua Murilo Borges. Melhorias na drenagem, na malha viária e na iluminação pública nas duas avenidas
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 151,6 milhões
foto: Divulgação/SECOPA Ceará

VLT Parangaba - Mucuripe

Situação: atrasada
O que deve ser feito
: uma linha de 13 km de extensão e 10 estações. Prevê 6 obras de arte (4 passagens subterrâneas rodoviárias, 1 elevado ferroviário e 1 viaduto rodoviário)
Estágio: desapropriações em negociação
Valor: R$ 330,7 milhões

Avenida Alberto Craveiro

Situação: atrasada
O que deve ser feito: alargamento da avenida para 45 m, ampliando o número de faixas para 4 faixas por sentido. Implantação de BRT e construção de túnel no cruzamento com as avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha. Melhorias na drenagem, malha viária e iluminação pública
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 33,7 milhões

Avenida Dedé Brasil

Situação: atrasada
O que deve ser feito: implantação do complexo viário da Parangaba, com a construção de viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank, e de túnel no cruzamento com o metrô da linha sul. Implantação de BRT. Melhorias na drenagem, malha viária e iluminação pública.
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 41,6 milhões

Avenida Paulino Rocha

Situação: atrasada
O que deve ser feito: restauração com melhorias em drenagem, malha viária e iluminação pública
Estágio: licitação lançada em 9/11
Valor: R$ 34,6 milhões


Escrito por: Elon Solon